Lamborghini Gallardo Superleggera

Bom amigos, como prometido eis o tal Lamborghini que havia dito no ultimo post, o Gallardo Superleggera.

Lamborghini Gallardo Superleggera (1)[1] Quem diria que iria ver um Lamborghini, ainda mais um Superleggera?!

Ele nada mais é que um dos mais leves e mais potentes “Lambo´s” já produzidos pela casa da Sant´Agata Bolognesi, na Itália. Ele é 100 Kg mais leve que o Gallardo “normal”, e isso só foi possível com a adoção de peças em fibra de carbono nos painéis internos das  portas, capô, túnel do motor, capas dos espelhos retrovisores e estrutura dos bancos revestidos com Alcântara, além de porcas e parafusos em titânio.

Lamborghini Gallardo Superleggera (2-2)[2]  Eis um modelo muito raro, e uma delas está no Brasil!

Além do “emagrecimento”, o motor recebeu melhorias como remapeamento da injeção eletrônica e redimensionamento do sistema de escape, além da adoção de um cambio manual de 6 marchas com tração integral. Seu conjunto motriz tem o “DNA” da Audi (que  faz parte do Grupo Volkswagen e detentora da marca), tanto no motor V10 de 5.0 litros quanto no sistema de tração integral. O resultado final dessa preparação foi a obtenção de mais 10 HP, somando aos já existentes 520 HP do modelo de base (530 HP @ 8000 RPM).

Lamborghini Gallardo Superleggera (6)[6]  Foram feitas apenas 172 unidades do Superleggera, e uma delas estava bem na minha frente!

Somando essa cavalaria a uma carroceria mais enxuta (agora com 1430 Kg, ante os 1530 Kg da versão de base) temos um verdadeiro touro bravo que faz de 0-100 Km/h em menos de 4 segundos e passando dos 310 km/h.

Lamborghini Gallardo Superleggera (5)[5] 

A unidade flagrada era da cor Borealis Orange (Laranja Borealis), bem reluzente mesmo a noite devido a cor perolizada. Além dela, o modelo foi disponibilizado nas cores Yellow Midas, (Amarelo Midas) Telestro Grey (Cinza Telestro) e Noctis Black (Preto Noctis)

Breve Histórico:

O Lamborghini Gallardo foi desenvolvido para ser uma opção mais “barata” da marca, ficando abaixo do Murciélago no quesito preço. No caso do Superleggera, o modelo surgiu com base no conceito Concept S mostrado no Salão de Genebra em 2005. Muitos dos elementos de design e sua motorização (um motor V10 de 5 litros e 500 HP) foram usados no desenvolvimento do Gallardo Superleggera.

Lamborghini Gallardo Superleggera (7)[7]  Fibra de carbono e titânio “a rolé”: 100 Kg a menos e muito mais agilidade

Derivado da primeira versão, o Gallardo Superleggera (super leve em italiano) tem como diferenças a larga utilização de fibra de carbono e titânio, diminuindo seu peso em até 100 Kg em relação ao Gallardo “comum”. Os painéis internos, painéis das portas, aerofólio, tampa traserira e defletores de ar usam fibra de carbono em sua composição. Os vidros foram substituídos por policarbonato, com a mesma resistência do vidro e com a vantagem de ser muito mais leve.

Lamborghini Gallardo Superleggera (9)[9]

Outra modificação feita no Superleggera foi no motor: sua unidade de injeção eletrônica foi remapeada, além de se utilizar peças de titânio no motor. Fora isso, o escapamento foi redimensionado, tornando o ronco do motor V10 ainda mais instigante. Sua potência atinge os 530 HP @ 8000 RPM, com torque máximo de 510 Nm @ 4250 RPM. Esta versão foi feita em homenagem a outro modelo da Lamborghini, o 350 GT, que era feito pela Carrozzeria Touring, um fabricante de carrocerias muito conhecido na Europa e que tinha encerrado as atividades, mas que voltou a atividade pouco tempo depois.

Gallardo Pink UK Large [1] Infelizmente sempre tem alguém que quer se aparecer. Pelo menos se tornou um modelo mais raro do que já é!

Seu lançamento ocorreu no Salão de Genebra, a Suíça, no ano de 2007, e em março de 2008 a Lamborghini anuncia o término de sua fabricação. Em um ano de fabricação, foram feitas 172 unidades do Superleggera, sendo 46 unidades na cor laranja, 45 na cor amarela, 37 unidades na cor preta e 34 na cor cinza. Ainda soma-se mais 10 unidades na cor branca, que segundo minhas pesquisas era uma cor que não estava disponível no catálogo de cores para o Superleggera. Dessas unidades, uma em especial chama a atenção: na Inglaterra, mais precisamente em Londres, existe um Superleggera personalizado na cor rosa!

No lugar do Superleggera entrou o modelo LP560-4 Superleggera, com tração integral e brutais 560 HP de força, este sendo feito até hoje. Nada mais do que uma versão mais brutal do primeiro Superleggera.

Ficha Técnica – Lamborghini Gallardo Superleggera 2007

Motor: Central, longitudinal, 10 cilindros  em “V” dispostos a 90°, 40 válvulas (4 por cilindro), aspirado e alimentado por injeção eletrônica de combustível
Cilindrada: 4961 Cm³
Diâmetro X Curso: 82,5 mm X 92,8 mm
Taxa de Compressão: 11:1
Potência Máxima: 530 HP @ 8000 RPM
Potência Específica: 106,8 HP/L
Torque Máximo: 510 Nm @ 4250 RPM
Torque Específico: N/D
Cambio: Semi- automático 6 marchas e ré, acionado por borboletas atrás do volante
Suspensão: Dianteira: independente “duplo A” com molas helicoidais e amortecedores a gás
Traseira: Independente “duplo A” com molas helicoidais e amortecedores a gás
Freios: Brembo em cerâmica e carbono, ventilados com pinças de 8 pistões nas 4 rodas, sistema ABS
Rodas e Pneus: Rodas Skorpius em liga leve aro 19”, com pneus Pirelli Pzero Corsa medidas 235/35 ZR19 na dianteira e 295/30 ZR19 na traseira
Carroceria: Coupé, esportivo, 2 portas, 2 ocupantes
Dimensões: Comprimento: 4,30 M
Largura: 1,90 M
Altura: 1,17 M
Entre – Eixos: 2,56 M 
Peso:
1330 Kg
Tanque de Combustível: 90 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 312 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 3,8 s
Consumo: Urbano:  N/D
Rodoviário: N/D
 
Fonte: Wikipédia, Revista Quatro Rodas
Fotos, texto e edição: Kiko Molinari Originals®

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