Chevrolet Camaro SS 6.2 V8 (5ª geração)

Depois dos posts da cegonha de Camaro´s e de um dos seus antecessores, o Type LT, chegou o dia de mostrar a mais nova geração deste “Muscle Car” da Chevrolet, o “New Camaro”

Chevrolet Camaro New (4-4)[4]Um dos modelos mais famosos da Chevrolet agora no Brasil, com importação oficial! 

Um dos modelos mais desejados do mundo agora está disponível oficialmente no Brasil. Apesar de ser fabricado nas versões LS, LT e SS, apenas a versão top de linha, a SS, está disponível para o mercado brasileiro.

Chevrolet Camaro New (1-1)[1]Sua fama de “muscle car” ajudou a se consolidar no mercado brasileiro 

Por ser a versão top de linha acaba sendo a mais cara, batendo na casa dos R$ 190.000,00. Mesmo assim, é um dos modelos que mais aparecem nas ruas brasileiras e o mais novo sonho de consumo para muitos brasileiros.

Chevrolet Camaro New (2-2)[2]Apenas a versão SS está disponível para o mercado brasileiro 

Na versão SS o Camaro dispõe de um motor V8 de 6.2 litros (376 ci) com 406 HP de potência, obtidos a 5600 RPM, e entregando um torque de 560 Nm @ 4600 RPM. Uma coisa que chama a atenção é o Active Fuel Management, que é um sistema que faz com que metade dos cilindros sejam desativados em caso de velocidade de cruzeiro ou pouca aceleração do motor, garantindo uma ótima economia de combustível. Mas quem tem um esportivo, ainda mais com um motor V8, geralmente não quer saber de economia e sim de ouvir o rugido soando alto pelas ruas, e chamando a atenção de quem estiver próximo. Foi o que aconteceu quando tirei a foto abaixo: como não dá pra reproduzir o som, acabei fazendo esta “dramatização” do momento.

Chevrolet Camaro New (3-3)[3]Seu motor V8 de 6.2 litros ronca alto quando exigido, fazendo com que muitos sejam surpreendidos com seu “rugido feroz”

Antigamente para se conseguir um Camaro tinha que ter muito, mas muito dinheiro, e paciência para conseguir a liberação assim que chegasse na aduana brasileira. Em alguns casos ter “sorte” também contava muito, pois alguns modelos, mais precisamente alguns Type LT e RS, bem como qualquer outro produto importado, corria o risco de ficar retido no porto devido a proibição das importações que começou na década de 1960 e durou até meados de 1990 com a abertura dos portos a pedido do então presidente da república Fernando Collor de Melo (um assunto que merece um post só para ele!)

Breve Histórico:

Em 2002 chegava ao fim a quarta geração do Camaro, o que para muitos era o fim de uma lenda americana. Desde então quem quisesse ter um esportivo da Chevrolet teria que desembolsar um pouco mais e adquirir um Corvette. Mas em 6 de Janeiro de 2006 a General Motor apresentava aquele que viria a ser a “ressureição” da lenda : era apresentado no North American International Auto Show o Camaro Concept 2006. O Novo Camaro foi projetado com base na nova plataforma “Zeta”, projetado pelo designer sul-coreano Sangyup Lee.

Chevrolet Camaro Concept 2006 [1]O protótipo que deu origem a 5ª geração do Camaro 

Suas linhas remetem aos antecessores modelos clássicos, mais precisamente aos da década de 1960, resgatando o estilo agressivo do capô longo e traseira curta, além da linha de perfil semelhante as garrafinhas de Coca-Cola de época. Em 10 de Agosto de 2006, o então presidente mundial da GM Rick Wagoner anuncia que o novo Camaro será construído, usando como base o Camaro Comcept apresentado em Março do mesmo ano. Segundo o então gerente geral da GM, Ed Peper, o novo Camaro iria agradar tanto as mulheres quanto os homens, além de despertar boas lembranças nas pessoas que já tiveram um Camaro. O resultado não poderia ser mais perfeito!

Chevrolet Camaro new (5-5)[5]O novo Camaro agradou tanto as mulheres quanto aos homens, além de despertar boas lembranças naquelas pessoas que já tiveram um Camaro 

Após o desenvolvimento da plataforma Zeta, seguindo as diretrizes da GM mundial, a GM Holden, subsidiária da GM na Austrália, foi quem levou o projeto final de engenharia e desenvolvimento do novo Camaro. Mesmo assim o modelo passou a ser montado na planta de Oshawa, no Canadá. O local estava para ser fechado em 2008 e mais de 2700 pessoas seriam demitidas com o fechamento de planta, mas com o anúncio da fabricação do novo Camaro neste local o fantasma do desemprego sumiu, e o local recebeu um investimento de mais de US$ 740.000.000,00.

Chevrolet Camaro new (6-6)[6]O carro fez muito sucesso com sua aparição no filme “Transformers”

Antes de ser lançado oficialmente, um protótipo do Camaro fez parte das gravações do Filme “Transformers”, um desenho animado da década de 70/80 que voltou em forma de filme em 2009. O sucesso foi tanto que o mesmo modelo apareceu na segunda versão do filme “Transformers: A Vingança Dos Derrotados”, e irá aparecer no terceiro filme da saga, o “Transformers 3”. Curiosamente, algumas crianças quando vêem o modelo acabam chamando-o de “Bumble-Bee”, em alusão ao robô a qual o Camaro do filme se transforma.

Atualmente está disponível também na versão conversível. Antes da ficha técnica, um vídeo da revista Quatro Rodas mostrando o Camaro SS e seus detalhes:

Ficha Técnica: Chevrolet Camaro SS 6.2 V8 “5ª Geração”

Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em “V” com angulo de 90°, 16 válvulas (2 por cilindro"), aspirado, alimentado por injeção eletrônica de combustível sequencial (S.F.i). Bloco em alumínio.
Cilindrada: 6162 Cm³
Diâmetro X Curso: 103 mm X 92 mm
Potência Máxima: 406 HP @ 5600 RPM
Potência Específica: N/D
Torque Máximo: 560 Nm @ 4600 RPM
Torque Específico: N/D
Cambio: Automática 6 velocidades, tração traseira e controle de tração (TCS)
Suspensão: Dianteira: Multi link McPherson, amortecedores a gás e molas, barra estabilizadora
Traseira: Multi link independente, amortecedores a gás e molas, barra estabilizadora.
Freios: A disco ventilados e perfurados nas quatro rodas Brembo com pinças de 4 pistões cada disco, sistema anti-travamento ABS e ESP
Rodas e Pneus: Rodas em alumínio liga leve com medidas 20” x 8” na dianteira e 20” x 9” na traseira, equipados com pneus Pirelli P-Zero medidas 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira
Carroceria: Coupé 2+2, 4 passageiros, carroceria em chapas de aço galvanizado
Dimensões: Comprimento: 4,83 M
Largura: 2,08 M
Altura: 1,37 M
Entre–Eixos: 2,85 M
Peso: 1775 Kg
Tanque de Combustível: 71 L
Desempenho: Velocidade Máxima: 250 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h: 5,6 s
Consumo: Urbano: 6 Km/L
Rodoviário: 11 Km/L

Fontes: Wikipédia, Site Oficial Chevrolet Camaro, Revista Quatro Rodas

Fotos: Kiko Molinari Originals® e Divulgação

Texto e Edição: Kiko Molinari Originals®

5 Response to Chevrolet Camaro SS 6.2 V8 (5ª geração)

28 de abril de 2011 às 11:44

Cara, parabéns pelos posts, todos muito legais!
Também faço matérias com alguns carros daqui de Itapema, se quiser entrar em contato, me mande um e-mail ;] gui.gb2@hotmail.com
abraço

29 de abril de 2011 às 01:50

Valeu Fotinhos.
Tem muito mais da onde veio esse ;)

Abs
Kiko Molinari

29 de abril de 2011 às 16:11

quando eu vi a propaganda na tv com a musica que consagrou o opalão meu peito batia a 6.500rpm,america sabe fazer carro...

30 de abril de 2011 às 01:06

Só pra constar: o Camaro atual é feito no Canadá, e quase foi feito na Austrália, já que o desenvolvimento ficou a cargo da Holden australiana.

Só acho que merecia ter mais opções para o Brasil, mesmo a LT mais básica com motor 6 cilindros. Seria o "opalão reencarnado" nessa versão \o/

Abs
Kiko Molinari

15 de julho de 2013 às 15:25

Apenas corrigindo, a proibição da importação de automóveis se deu em 1973, portanto esse foi o último ano em que houve uma importação maior de Camaros. Depois dessa data só chegaram autos via diplomática.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Copyright © 2010 Carros Raros BR. Todos os direitos reservados.
Blogger Template by Anshul Theme By- Simplywp. Adaptado por Rafael.